26.5.15

Varizes e vasinhos...coisas que nos enlouquecem!





10 tratamentos herbais contra as varizes





As varizes não apenas tiram muito da beleza das pernas, mas também provocam dores intensas e podem até aumentar o risco de uma trombose, com graves consequências para a saúde. É por isso que esse problema não pode ficar sem tratamento nem cuidados.

O que são varizes

As veias das pernas têm válvulas que bombeiam o sangue para a parte superior do corpo, para que possa voltar ao coração e ser bombeado para os pulmões para receber oxigênio e, assim, recomeçar o ciclo. As válvulas presentes nas veias têm o objetivo de não permitir que o sangue volte aos pés, pelo efeito da gravidade.

Mas, por motivos ainda desconhecidos, em algumas pessoas essas válvulas se enfraquecem, ou as veias se expandem, fazendo com que o sangue fique preso. Por isso, no início, as varizes se mostram avermelhadas, pois o sangue ainda está relativamente novo. Com o tempo, tornam-se roxas.




O problema afeta homens, mulheres e pessoas com predisposição genética. Caso você tenha familiares com varizes, deve redobrar o cuidado para evitar seu aparecimento. Além disso, quem passa muito tempo de pé ou sentado, na mesma posição, tem mais chances de apresentar varizes, porque a circulação sanguínea fica mais difícil.

Assim, uma das melhores maneiras de prevenir e tratar varizes é exercitando as pernas. Caminhadas leves diárias e outros exercícios regulares podem melhorar bastante a circulação, fortalecer os músculos e combater esse mal.

Confira também algumas ervas e plantas que se mostraram eficientes no combate às varizes:


1. Castanha da índia

Essa planta é muito usada para tratar problemas circulatórios, como varizes e hemorroidas. Para preparar o chá, adicione 30 g das folhas a um litro de água fervente e deixe em repouso por 20 minutos. Depois, basta coar e beber dois copos por dia.


2. Gengibre



Faça um escalda-pés de gengibre e cravo para estimular a circulação sanguínea nas suas pernas e pés. O extrato de gengibre também pode ser esfregado diretamente sobre a pele das pernas e dos pés para excelentes resultados.


2. Cavalinha

Faça uma infusão com a erva conhecida como “cavalinha”. Ferva 100 g da planta em um litro de água e aplique em compressas depois que a mistura amornar.





3. Babosa (aloe vera)

A textura em gel dessa planta e suas capacidades cicatrizantes e hidratantes fazem bem para quem sofre com as varizes. Use o gel ao natural da babosa para massagear suavemente as pernas e os pés. Deixe agir por alguns minutos e então enxágue bem.


4. Alho

O alho possui capacidades anti-inflamatórias, e pode ser consumido in natura de várias formas, apesar de seu sabor intenso. Também ajuda a desintoxicar o organismo e a fortalecer o sistema nervoso. Você também pode preparar um óleo de massagem usando alho, azeite de oliva e suco de limão. Aplique sobre as pernas, massageando-as.
5. Mirtilo

Use uma colher de chá de mirtilo para cada xícara de água, preparando um chá muito eficaz para melhorar a circulação sanguínea, reduzir inchaços e varizes. Tome duas xícaras do chá por dia para melhores resultados.


6. Brahmi

O Brahmi (Bacopa monnieri) é muito conhecido na Ásia, como um tônico do sistema nervoso. Também previne ataques cardíacos, além de melhorar a circulação e as varizes. Basta mastigar um punhado de folhas frescas todos os dias.


7. Alecrim



Além de ser um tempero delicioso, o alecrim estimula a circulação sanguínea e o sistema nervoso. Pode ser encontrado na maioria dos mercados e supermercados, mas prefira as versões frescas para fazer um chá contra varizes. Ferva 20 g em meio litro de água. Depois de frio, aplique em compressas sobre as pernas.


8. Guggul

Também muito usado na medicina. Na Índia, o Guggul é uma resina eficaz no combate a muitos males, como a artrite. Por estimular a circulação, também pode complementar o tratamento das varizes.
9. Calêndula

Essa erva tem poderes calmantes que não devem ser desprezados. Faça um chá concentrado com flores e folhas de calêndula e aplique em compressas mornas sobre suas pernas, deixando agir por alguns minutos.


10. Argila verde com camomila



Apesar de não ser uma planta, a argila verde é um mineral muito usado no tratamento das varizes, assim como para máscaras para o rosto. Dilua a argila em um pouco de chá de camomila e aplique sobre as pernas. Não é necessário gaze nem bandanas, pois a argila grudará na pele. Deixe agir por 30 minutos ou mais.

A argila absorve toxinas e impurezas, tem poder cicatrizante, acalma e suaviza a pele, atuando profundamente.

Fonte: melhorcomsaúde.com

3.5.15

Ser Mãe é Aceitar. Tudo.



Ser mãe é receber em si um outro que lhe vem de fora e acolhê-lo em vista de um futuro que pressente mas que, de maneira nenhuma, sabe explicar. Ser mãe é, antes de mais, aceitar. Tudo. Tudo. 

É aceitar em si um outro para o qual ela se torna o mundo: gerando-o, alimentando-o, comendo, bebendo e respirando com ele... ele dentro de si, ela em volta dele. 

É deixar esse outro ir embora e voltar a recebê-lo em cada dia, quando ele volta, quando ele se revolta e, também, quando ele não volta... 

Ser mãe é acolher o que o outro lhe dá. Mas não como quem se alimenta do que lhe vem de fora, transformando-o em vida, que acolhe em si, e devolvendo ao mundo, já morto, aquilo que sobra. Ser é mãe é dar-se como alimento, transformando-se na vida daquele a quem se dá para depois... voltar depois ao mundo, gasta, apenas com o que lhe sobra. 

Ser mãe é dar-se. Aceitando sempre qualquer resultado e resposta. 

Uma mãe, mais do que dar um filho ao mundo, deve dar um mundo ao filho. Um melhor que este, cheio de esperança e sonhos, com formas e forças para o concretizar. Dando-se. Abdicando de si. Amando da forma mais sublime e real, pura e concreta. Humana e divina. Acolhendo como sua esta obrigação absoluta de amar quem nem sempre se dá conta do seu valor. 

É experimentar uma vida em que a alegria se conjuga com a tristeza, a graça com a desgraça, a esperança com o desespero. Como se as emoções tivessem uma amplitude gigantesca mas onde, ainda assim, importa garantir que todas as tempestades interiores não se vêem do exterior... uma mãe dá a paz que tantas vezes não tem. 

Talvez a família seja uma casa com paredes duplas. A mãe é a parede interior que inspira e orienta a interioridade. O pai é a parede exterior que protege e garante a sobrevivência... no entanto, perante a falta do outro, uma mãe é capaz de quase tudo; um pai, também. 

Uma boa mãe é um mistério com três dons: a simplicidade, a presença e o silêncio. 

Está sempre presente, quase sempre atenta e em silêncio, e é a partir daí que nos chegam as mais sábias perguntas e respostas. De forma simples: ama-nos. 

Ser mãe já é ser perfeito. Nenhuma mãe tem em si todas as qualidades humanas e, menos ainda, vive sem erros, mas, apesar de tudo, abraça os filhos tal como são, por poucas qualidades que tenham, por maiores que sejam os seus erros... ser mãe, assim, é quanto basta para ser perfeito. 

Uma mãe perdoa sempre. Ainda que de coração sacrificado, prefere pensar que a culpa é sua e não de quem assim a crucifica. Aceita tudo. Sem exigir nada. Afinal, uma mãe é Deus connosco. 

Ensina-nos a ser mais fortes que os medos, não através de discursos inspirados, mas pela grandeza e humildade do seu exemplo. É capaz de nos oferecer o mar com um só sorriso e a vida inteira com uma só lágrima... que não será mais que uma gota do imenso mar do seu amor. 

Longe da nossa mãe, não serão tanto as carícias e ternuras que nos fazem falta, mas a sua generosa e bondosa forma de nos aceitar assim, tal como somos... 

Uma mãe vê-nos a alma só de nos admirar o olhar. 

Há poucas mães. Muitas mulheres têm filhos mas não são mães, porque há poucas que sejam mais fortes que os egoísmos... há quem julgue que ser mãe é ter filhos. Mas ser mãe não é ter, é ser. Ser só. Ser-se quem se é nos filhos e pelos filhos. É viver em pleno entre dois corações. É ser mais... por ser menos. 

                                                           José Luís Nunes Martins, in 'Amor, Silêncios e Tempestades'


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...