25.3.15

Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos






Algumas pessoas se perdem quando o assunto é Tomar o Medicamento na Hora Certa.

O Farmacêutico tem especial importância quando orienta o paciente como tomar equando tomar os medicamentos prescritos pelos médicos. Ajuda o paciente a melhorar de sua enfermidade quando consegue sucesso na adesão ao tratamento.

Para que o paciente tome seus medicamentos de forma correta montamos umas tabelas com algumas Sugestões de Horários para tomar os medicamentos. Nestas sugestões priorizamos o período do dia que, na maioria das vezes, a pessoa estará acordada facilitando a administração do medicamento.

Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.

Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!
Como escolher Horários para tomar os Medicamentos
Medicamentos de 12 em 12 horas

3 Sugestões:






7:00 h e
19:00 h


8:00 h e
20:00 h


9:00 h e
21:00 h


Medicamentos de 08 em 08 horas

2 Sugestões:







6:00h ,
14:00h e
22:00h


7:00h ,
15:00h e
23:00h


Medicamentos de 06 em 06 horas

Sugestão:








6:00h Manhã ,
12:00h Meio-Dia ,
18:00h Tarde e
24:00h Meia-Noite



Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.
Medicamentos de 04 em 04 horas

Sugestão:










6:00h ,
10:00h ,
14:00h ,
18:00h ,
22:00h e
2:00h


Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.
Orientações Importantes:

♦ Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum para que sejam melhor absorvidos e façam efeito.

♦ Se o fármaco causa sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.

♦ Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia. Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.

♦ Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.

♦ Mantenha seus medicamentos SEMPRE longe das crianças e animais.

♦ Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.

♦ O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do medicamento e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.

♦ Nunca misture medicamentos com o Álcool
Veja este infográfico:


♦ Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento, que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito. O diagnóstico depende de uma anamnese completa e exame físico adequado. Por isso, somente médicos e dentistas em casos específicos têm condições de prescrever corretamente uma medicação. Parentes, amigos e vizinhos, se não forem médicos, não estão habilitados a orientar o uso de remédios.

Observação: Os farmacêuticos também possuem capacidade de orientar o uso de medicamentos! Consulte o Farmacêutico, ele é o profissional dos Medicamentos!
Fonte: farmaceuticodigital


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...