5.5.14

Você conhece o baruzeiro?


CASTANHA DO BARU



Uma castanha escondida dentro de um fruto pouco conhecido – obaru – pode ser uma grande aliada para a sua saúde.

Não é de hoje que as oleaginosas como castanha do caju, castanha do Pará, avelã, nozes, pistache, amêndoas e amendoim, são famosas pelos inúmeros benefícios que trazem à saúde. Mas o que tem surpreendido até os pesquisadores são as propriedades de uma semente pouco conhecida pela maioria dos brasileiros: a castanha do baru.

O baruzeiro é uma árvore nativa do Cerrado que produz uma grande quantidade de frutos. Dentro de cada um deles, se esconde a castanha do baru, uma amêndoa com alto valor nutricional. O curioso é que, há pouco mais de uma década, a castanha do baruzeiro era usada quase exclusivamente como alimento para o gado. Dizem que tudo mudou em 1996, quando um morador da área rural de Pirenópolis (GO) torrou algumas sementes de baru e achou o sabor gostoso, parecido com o do amendoim, e a comunidade local passou a usá-las em diferentes receitas. Não demorou muito para a novidade despertar a curiosidade de pesquisadores que passaram a investigar suas características nutricionais.

Sabe-se hoje que a castanha do baru tem cerca de 80% de ácidos graxos insaturados, principalmente ácido oléico (ômega 9) e ácido linoléico (ômega 6); uma ótima quantidade de proteínas e minerais, com destaque para o cálcio, ferro e zinco. Mas para que o organismo aproveite bem todos os seus benefícios, a castanha deve ser consumida torrada, não crua. Ela pode ser usada no preparo de pães, bolos, paçocas ou servida como aperitivo. Só que como acontece com qualquer oleaginosa, a castanha do baruzeiro tem um alto valor energético e deve ser consumida com moderação.

A castanha do baru é só uma das tantas riquezas do Cerrado brasileiro. Frutos típicos dessa região, como araticum, buriti, cagaita, ingá, jatobá, mangaba, pitaya, pitomba e pequi ainda são desconhecidos pela maioria dos brasileiros, mas possuem propriedades nutricionais fantásticas. Aumentar o consumo dos frutos do Cerrado também é fundamental para ajudar na preservação de outras dezenas de espécies frutíferas, que podem desaparecer sem que se tome conhecimento da qualidade de suas substâncias. Fiquem atentos!

Fonte livro: VIVA EM DIETA, VIVA MELHOR 
De Rodolfo Peres (nutricionista esportivo)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...