21.9.11

Manta motivos florais

Medidas - 
Manta: aprox. 120 x 120 cm; almofada: 50 x 50 cm (com os bicos )

Material
•Cisne Eco (nov. 150 g):
7 nov. na cor 0002 (natural),
2 nov. em cada uma das cores 0004 (vermelho), 00003(rosa) e
 1 nov. na cor 0006 (roxo).

•Ag. para crochê de alumínio anodizado Corrente Milward de 4,00 mm.
•Ag. Tapestry Corrente Milward nº 14.

•1 zíper Opte Corrente de 40 cm.
Abreviaturas e pontos utilizados

•ag. – agulha; arrem. - arrematar;  carr. – carreira;  corr. – correntinha;  nov. - novelo;  p. – ponto; p.a. -  ponto
alto;  p.a.d. - ponto alto duplo;  p.b. - ponto baixo;  p.b. por trás - faça o p.b. envolvendo o p. indicado de trás para frente;  .bx. - ponto baixíssimo;  

•Motivo floral - este motivo é trabalhe em duas partes.
Comece pelo diagrama da flor: com a corda vermelha monte 6 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trabalhe em carr. circulares. No final da 3ª carr., arrem.
Prenda a corda rosa e trabalhe as 4ª e 5ª carr. e arrem..
Prenda a corda roxa e trab. as 6ª e 7ª carr. e arrem.
 Em seguida,execute a base do motivo da flor, executando a 1ª carr. da base diretamente na 4ª carr. da flor - veja o detalhe separado. Note que nesse detalhe há letras indicando onde devem ser feitos os p. da 1ª carr. da base.
Trabalhe até   a 5ª carr., deixe o fio natural à espera, trabalhe a 6ª carr. em roxo e volte a trabalhe as duas últimas carr. em natural.

•Motivo quadrado - primeiro trabalhe o fundo do motivo em p.b., nas cores indicadas no diagrama.
Depois borde os pontos retos pelo direito, acompanhando as cores e disposição do diagrama.
•Ponto em rede - siga o respectivo diagrama.
•Bicos de acabamento - trabalhe seguindo o respectivo diagrama.

Execução MANTA
•Faça um total de 25 motivos florais e 24 motivos quadrados.
Una-os entre si com pontinhos à mão.
 Arremate toda a volta da manta com a corda natural, fazendo 1 carr. de p.b. e 1 carr. de bicos de acabamento.
•Dica - devido à variação de tensão de ponto, se necessário adapte a medida dos motivos.
É importante que eles tenham o mesmo tamanho. Para isso, trabalhe uma carr. de p.b. a mais ou a menos.

ALMOFADA

•Parte da frente - faça dois motivos florais e dois motivos quadrados.
Una-os entre si com pontinhos à mão.
Depois, com o fio natural trabalhe 5 carr. de p.a. em toda a volta da peça, executando os cantos igual à base do motivo floral.
•Parte de trás - a parte de trás é feita no p. em rede: trabalhe a 1ª carr. diretamente na borda inferior da frente e siga o diagrama.
Repita as 3ª e 4ª carr. e termine com 1 carr. de p.a.
 Trabalhe a parte de trás na mesma medida
da parte de frente.

Montagem e acabamento

•Com a corda natural, trabalhe 1 carr. de p.b. em toda a volta da parte da frente da almofada prendendo a borda inferior e as laterais das 2 peças juntas, deixando a borda superior aberta.
 Depois, trabalhe 1 carr. de bicos de acabamento.
Monte o zíper no alto da almofada e coloque o enchimento.

Execução - Gloria Quintanilha - coats corrente