17.3.10

Um pouquinho de Santo André.

O nome da cidade remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC. Esta vila foi fundada por João Ramalho, que se uniu à índiaBartira, filha do caciqueTibiriçá, da tribo dosGuaianases. Em 8 de abrilde1553, o seu pedido de transformar a região em que vivia em Vila foi atendido pelo governador-geral Tomé de Sousa.

Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido às rivalidades entre os padresjesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas daConfederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a vila para os campos de Piratininga, onde desde 1554já se localizava o Colégio de São Paulo - erguido no atualPátio do Colégio.

Em 1889 foi instalado o município de São Bernardo, que incluía o território do atualmente denominado Grande ABC, que corresponde a Santo André,São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema,Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O nome Santo André só ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito às margens da São Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Nesta época, a região constituía o bairro da estação, do município de São Bernardo.

(maiores informações poderiam ser adicionadas com alguma consulta ao Museu Municipal, localizado na Rua Senador Freire do estado de São Paulo.

Grande parte da população da cidade descende de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e alemães. Mas não se deve desconsiderar a história paulista anterior à imigração, com formação de origens portuguesa, indígena e africana.

Ainda, desde a década de 1960, o fluxo migratório de pessoas de outros estados para a cidade aumentou bastante. Estima-se que, atualmente, cerca de 20% da população de Santo André não seja paulista. Baianos, mineiros e paranaenses são os migrantes mais numerosos.

Prefeitura

Parque Central
Parque Pedroso
Parque Celso Daniel
Casa da Palavra
Museu Drº Octaviano Amando Gaiarsa
Paço Municipal de Santo André
Nestas praças são realizadas as feirinhas de artesanatos
Praça Ipiranguinha
Praça do Carmo
Rua Cezário Mota


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...